Córnea

Córnea

A CÓRNEA é a parte anterior transparente e protetora dos olhos. Ela tem a função de focar a luz através da pupila para a RETINA, como se fosse uma lente fixa. Alguns problemas na CÓRNEA podem causar as seguintes disfunções:
 

DISFUNÇÕES DA CÓRNEA

 

  • CERATOCONE: é uma alteração da CURVATURA DA CÓRNEA, de origem desconhecida, provavelmente com herança genética. Aparece na infância, aproximadamente aos 8 anos, tem caráter evolutivo mas, pode se estabilizar até os 40 anos de idade. O Ceratocone pode se manifestar igualmente em homens e mulheres. Existem fatores que desencadeiam a evolução da doença em uma pessoa com predisposição. O fator principal é a alergia ocular, devido a intensa coceira. Existem vários graus e tipos de Ceratocone e cada um deve ser tratado de maneira diferente.
  • TRANSPLANTE DE CÓRNEA: quando a CÓRNEA sofre um embaçamento, é preciso trocá-la por outra transparente, através de um transplante de CÓRNEA. O transplante é indicado nos casos de: Traumatismos Oculares – causados principalmente por acidentes de trabalho como: queda de ciscos nos olhos, pequenas perfurações, queimaduras com agentes químicos, etc. Para evitá-los, é recomendável o uso de equipamentos e medidas de segurança.
  • X-LINK (CROSS-LINK): o X-link é uma tecnologia nova usada para tratamento de determinadas doenças de CÓRNEA. Ele é um dos tratamentos do Ceratocone, mas possui um diferencial muito atrativo: parece ser capaz de prevenir o avanço da deformidade da CÓRNEA.

 
* Muito importante: Apenas seu oftalmologista pode avaliar com precisão seu caso clínico em particular.
Clique aqui para agendar uma consulta ou ligue: (45) 3037-5050