Glaucoma

Glaucoma

GLAUCOMA é o aumento da pressão intra-ocular que pode ocasionar lesão ao olho se não for tratado. A pressão intra-ocular aumentada pode comprimir os vasos sanguíneos que nutrem as sensíveis estruturas visuais do fundo do olho. Devido à falta de irrigação sanguínea, as células nervosas da retina e o nervo óptico vão morrendo, provocando perda progressiva da visão e estreitamento do campo visual. Se o processo não for controlado pode levar à cegueira.
 

CAUSAS DO GLAUCOMA

O GLAUCOMA é perigoso. Na maioria dos casos desenvolve-se lentamente, no decorrer de meses ou anos, sem ocasionar nenhum sintoma. O dano pode progredir com tanta lentidão que a pessoa não se dá conta da perda gradual da visão. Em geral, à visão vai piorando até que finalmente começa a afetar o próprio centro do campo visual e se estabelece a cegueira permanente.
 

SINTOMAS DO GLAUCOMA

Alguns pacientes podem experimentar sintomas vagos do GLAUCOMA, que são importantes avisos de que é necessário um exame ocular completo.
 
Esses sintomas podem compreender a necessidade de:

  • Trocar com frequência o grau dos óculos
  • Dificuldades para se adaptar a ambientes escuros
  • Perda de visão lateral
  • Visão embaçada
  • Aparecimento de halos ou arco-íris ao redor das luzes (casos raros)
  • Cefaléias (dor de cabeça) ou dor ocular intensa (casos raros)

 

TRATAMENTO DO GLAUCOMA

O Glaucoma é uma doença crônica que dura toda a vida. É necessário que o paciente fique em observação e faça tratamentos contínuos para manter controlada a pressão intra-ocular, evitando a perda da visão. Quanto mais rápido se descobrir e tratar a doença, menor será a perda. O Glaucoma pode ser tratado com colírios, comprimidos ou ainda, em alguns casos, pode ser necessária a intervenção cirúrgica. No entanto, o melhor tratamento é a prevenção. O Glaucoma é identificado mediante um cuidadoso exame realizado por um oftalmologista, que compreende um procedimento simples e indolor para medir a pressão ocular.
 
* Muito importante: Apenas seu oftalmologista pode avaliar com precisão seu caso clínico em particular.
Clique aqui para agendar uma consulta ou ligue: (45) 3037-5050