Inclusão de Medicamentos para Glaucoma nas Farmácias de Alto Custo pode reduzir em 20% a cegueira causada pela doença.
O Glaucoma é um grave problema de saúde pública. Apontado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como a segunda maior causa de cegueira no mundo, o Glaucoma responde por 13% dos casos de perda irreversível da visão. No Brasil, mais de 900 mil pessoas são portadoras dessa doença, que causa a perda progressiva do campo visual, é incurável e exige medicação contínua. O problema – segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier – Leôncio Queiroz Neto – é que 2 em cada 10 glaucomatosos abandonam o tratamento e 67% dos pacientes pingam colírio de forma errada, o que também compromete o controle da doença, conforme estudo feito pelo especialista com 2,7 mil pacientes, dos quais 81 eram portadores de Glaucoma.
Na opinião de Queiroz Neto, um dos motivos que leva ao abandono do tratamento é o alto custo do colírio que varia de R$ 64,00 a R$ 102,00 por frasco, deve ser usado de uma a três vezes ao dia, dependendo da fórmula, além de muitas vezes ser necessário associar mais de um medicamento, o que encarece ainda mais o tratamento. A boa notícia é que tanto os colírios como os medicamentos orais indicados para a doença foram incluídos no início desse ano na listagem dos remédios distribuídos pelas farmácias de alto custo do estado de São Paulo. Para o médico, a iniciativa pode reduzir em 20% o índice de cegueira causada pelo Glaucoma, desde que o colírio seja aplicado corretamente.
As principais recomendações para o uso correto de colírios são:
- Lave as mãos antes da aplicação
- Verifique no frasco se é recomendado agitar o produto antes de usar
- Incline a cabeça para trás
- Flexione a pálpebra inferior com o indicador
- Com a outra mão segure o dosador
- Coloque o medicamento sem relar no bico dosado, evitando a contaminação
- Feche os olhos por 3 minutos para garantir o efeito
- Pressione com o polegar o canto interno do olho para reduzir efeitos colaterais
- Se usar lentes de contato retire-as antes da aplicação
- Recoloque as lentes de contato depois de 10 minutos da aplicação
- Em caso de prescrição de mais de um colírio aguarde 15 minutos entre um e outro
- Só aplicar medicação dentro do prazo de validade estipulado na embalagem
COMO GARANTIR OS MEDICAMENTOS
A liberação de medicamentos pelas farmácias de alto custo demora de 14 a 45 dias. Para ter acesso é necessário apresentar cópia do CSN (Cartão Nacional de Saúde) que pode ser retirado no centro de saúde mais próxima da residência do requerente, laudo preenchido pelo médico, receita em duas vias, termo de consentimento do paciente, cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Os modelos tanto do laudo médico como do termo de consentimento encontram-se disponíveis nos sites das secretarias de saúde de cada cidade.
Além do Glaucoma, as farmácias de alto custo oferecem medicamentos para artrite, diabetes, fibrose cística, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial sistêmica, toxoplasmose gestacional, lúpus, obesidade, osteoporose e transtornos psíquicos.
Clique aqui para agendar uma consulta ou ligue: (45) 3037-5050
Fonte: LDC Comunicação